NOVIDADES
Banda "A Velha" S. Cipriano
Continue a acompanhar todas as novidades e todas as nossas vivências aqui na WIX e na nossa página do facebook.
Banda "A Velha" S. Cipriano
2018
Em breve estarão disponíveis novas informações e novos dados da nossa associação.
Desejamos a todos os nossos sócios, amigos e visitantes um bom ano 2018 cheio de muita música, amor, carinho e amizade sempre na companhia da Banda "A Velha".
São Cipriano vive rivalidades
É uma tarde de domingo de festa e rivalidade em São Cipriano, Resende. Este ano, a festa do Senhor dos Aflitos tem o ponto alto em 8 de Agosto, um domingo dedicado ao despique das duas bandas da terra: a Banda de S. Cipriano ‘A Nova’ e a Banda de S. Cipriano ‘A Velha’.
Numa rivalidade só comparável ao futebol, há na localidade os apoiantes da ‘Velha’ e os da ‘Nova’, que, naquela tarde, se apresentam em frente ao coreto onde a ‘sua’ banda actua. Por norma, o resultado é um empate, quer na qualidade da actuação quer na vivacidade dos aplausos, mas noutros tempos a coisa afinava e o dia terminava com uma sessão de pancadaria entre os apoiantes. Hoje, o povo é mais brando e, sobretudo, mais civilizado, pelo que a tarde termina quase sempre com uma saída em conjunto e com cordiais cumprimentos entre os ‘mestres’ das bandas. A festa em Honra do Senhor dos Aflitos realiza-se há mais de 300 anos nesta aldeia de vinhedos e cerejais, coroada pela ‘Queiroziana’ Ilustre Casa de Ramires. Começa na sexta à noite (dia 6), com um Festival de Folclore, tem o já tradicional baile de sábado à noite para os mais novos e, no domingo, uma longa procissão, entre a igreja paroquial, onde a manhã termina com uma Missa, cantada pela Banda ‘A Velha’. A procissão conta com cinco andores e integra todas as bandeiras de irmandades e confrarias da terra.
Notícias do Douro
Clique na imagem para ler o artigo
O Porto canal, marcou presença na Festa 170º aniversário da Banda.
Veja o Video da Reportagem.
por Octávio Reis
São Cipriano celebra a tradição musical com encontro de bandas filarmónicas
Veja aqui a notícia do Encontro de Bandas da nossa terra
Notícias do Douro
Edição de 28-06-2013
Concerto ficou na memória
Banda Filarmónica de São Cipriano Velha – Resende
- Festa da Cereja
Decorreu no dia 8 deste mês, pelas 22H, no Auditório Municipal que ficou repleto e foi emotivo, mais um concerto virtuoso da “Banda Filarmónica de S. Cipriano Velha” integrado no programa “Festas da Cereja”, pois já é um habito realizar espetáculos idílicos, fundada em 1840, composta por 57 elementos, com uma forte componente de juventude.
No palco, a figura principal foi o imaculado maestro – Jorge Cardoso, assumindo-se, neste momento, um dos melhores a orquestrar uma banda, como uma personagem ícone no panorama musical. Considero-o um melómano.
E, apesar das quase uma hora e meia de espetáculo, não foi preciso esperar por muito para ver os admiradores mostrassem ao que iam.
A famigerada festa, mais propriamente dita - o fruto, é considerado o melhor do pais, e é o primeiro que aparece nos mercados, derivado a vários factores, sendo aliciante deste concelho com ápice da entidade, sensibilidade e apanágio, quer do ponto de vista humano, económico e paisagístico.
Que procura, afinal, quem visita Resende? A hospitalidade, a arquitetura, a gastronomia associada à cereja e as termas de “Caldas de Aregos”, uma das melhores de Portugal, praia fluvial de “Porto Rei”, no Rio Douro ( com piscina, parque de lazer, cais e restaurante) e na época das cerejas em flor com os pomares emoldurada na vertigem paisagística, dulcifica a paisagem.
Estas festas tiveram uma caterva da forma e da cor da franca qualidade, e é nesse sentido um libertar de sentimentos e uma expressão da alma, derivado ao empenho, sapiência, humildade uma das características de tribuno raro à egrégia vereadora – Professora Dulce.
Por Viriato de Lemos
Peça já a sua T-shirt da banda.
Custam apenas 5 euros.
o stock não é muito grande...
Reserva já a Sua.
Jorge Manuel Pinto Cardoso, nasceu em 1955, em S. Cipriano.
Iniciou os seus estudos musicais com a idade de 11 anos, na Banda de Musica "A velha" da Casa do Povo de S. Cipriano, demonstrando desde muito cedo, uma vocação Musical em especial pelo Clarinete.
Em Novembro de 1978 ingressa na banda da PSP hoje designada Banda Sinfónica da PSP onde estuda Clarinete com o Capitão Pinto Rodrigues, Prof. Rosa Santos. Em 1983 por concurso Publico, concorre à Banda Sinfónica da PSP ao Posto de Subchefe.
Em Janeiro de 2002, participou no MasterClass realizado na Universidade Nova de Lisboa, com o Maestro Sir David Whitwell constituída por sessão pratica "Sonoridade das Bandas" e por conferencia subordinada ao tema "The role of the Wind Bands in the 21st Century" (O Papel das Bandas no Seculo XXI).
Como Istrumentista colaborou com as Seguintes Filarmónicas: Banda "A Velha" de S. Cipriano, Banda da Carris de Lisboa, Banda da Eira Cartaxo, Banda de Carcavelos, Banda de Santa Cruz de Alvarenga, Banda de Santa Marinha do Zêzere e Banda de Odivelas.
Exerceu as funçoes de maestro da Banda de Musica da Casa do Povo de S. Cipriano "A Velha" de 1997 até 2013.
Clique na imagem para poder ler
O povo de Cambres – (Lamego) ao rubro pela Banda Filarmónica de S.Cipriano Velha – Resende e a Banda Marcial de Cambres
A Vila de Cambres esteve em destaque no terceiro dia de festas do SENHOR DE AFLIÇÃO, sendo considerada um das melhores festas da Região Douro Sul, ou seja, no dia 28/7/14, um cartel de luxo composto pelas Banda Filarmónica de S.Cipriano Velha e ainda pela banda Marcial de Cambres da própria terra, levaram ao rubro a multidão presente na alameda com árvores frondosas, um enorme anfiteatro ao ar livre, a um concerto da parte de tarde deslumbrante que animou a agitou o ambiente.
Quem dizia que o cartaz de segunda-feira era fraco teve uma resposta à altura. A banda de Filarmónica de S.Cipriano Velha é de tal forma impressionante que parece estarmos em presença de uma banda de outro planeta, pois é mais uma a juntar ao rol de qualidade.
A banda Marcial de Cambres está a passar um bom momento e só quem é cego, surdo e mudo é que continua indiferente a esta realidade.
Quem lá esteve cansou-se. Ou de tanto aplaudir. Ou, simplesmente, só de ver a velocidade a que os músicos tocavam os instrumentos, além da agilidade com que se apresentavam em palco, conseguem fazer mexer todos os que estavam do outro lado, sejam novos ou velhos, não arredaram pé, durante quatro horas.
Quase um ano depois daqueles que foi um dos melhores concertos que banda da casa que deu nos últimos tempos, espírito rítmico e imaculada técnica, proporcionando momentos de emoção, em resposta o público foi unânime: aplaudia de pé a sua banda o maestro que foi obrigado a saudar o público repetidas ocasiões, que levaram a oferecer vários esplendorosos bises. Sou suspeito em falar desta banda, atendendo ser natural de Cambres.
Falar de Cambres é também falar da belíssima paisagem com célebres socalcos talhados por mãos humanas nas encostas da cultura da vinha que é “Património Mundial da Unesco.
Noutro âmbito, milhares de pessoas, cumprindo velha tradição, acompanharam, durante duas horas e ao longo de três quilómetros, a majestosa Procissão de N. Senhor D´AFLIÇÂO, no dia 27, pelas 17 horas, enquanto outras inundaram as ruas para venerar o orago da segunda maior freguesia do concelho de Lamego.
Por Viriato Lemos
Fonte: www.dodouro.com/
Agradecemos a todos que nos têm ajudado a ultrapassar o grande infortúnio do dia 29 de Junho de 2008, mas ainda falta muito para podermos reaver o que perdemos.
Lista de Perdas
-Bandeira da Associação
-Autocarro
-Tuba
-Trompete
-3 Caixas Percussão
-Órgão yamaha
-Maquina digital
-Telemoveis
-Casacos (ainda não foram contados)
-Bonés (ainda não foram contados)
-Gravatas(ainda não foram contados)
-Carteira com respectivos documentos e dinheiro
-4 Marmitas, com respectiva merenda
-Tripé da estante do maestro
-Pautas e livros religiosos do coro
-2 Clarinetes.
(esta lista vai ser actualizada)
Contactos
bandaavelha@gmail.com
Telefones:
96 6856306
91 9155490
S. Cipriano
4660-302 Resende
Contribua com o seu donativo para:
003506840002110523044
Ass. Banda de Musica de S. Cipriano “A Velha”
Por pouco que seja faz sempre a diferença… contamos consigo.
Terras de La Sallete com a participação do Daniel Ferreira
Como já vem sendo hábito desde 2008, o concurso "Terras de La Salette" leva até ao distrito de Aveiro os melhores da musica no que diz respeito a instrumentos de sopro. Sendo esta uma competição já muito preveligiada e procurada, em 2012 abriu portas ao mundo permitindo assim a participação de musicos internacionais.
Este ano o Daniel Ferreira participou na classe juvenil de Saxofone obtendo o tão cobiçado 1º lugar.
Mas, não podemos esquecer o Mario Pinto que já em 2009 ficou em 1º lugar na categoria Junior de Trompete e em 2011 conseguiu o 2º Lugar no Primeiro Concurso Internacional "Terras de La Sallete".